Normalmente, quando falamos sobre composto de silicone, as primeiras coisas que nos vem a mente são cirurgias plásticas para colocação de próteses mamárias. Porém, o silicone é um polímero muito versátil e resistente, possuindo diversas funções e finalidades. Se você parar e reparar, o composto de silicone está em diversos produtos que utilizamos no dia a dia.
Para entender um pouco mais sobre o silicone é importante relembrarmos algumas aulas de química que estão no fundo da nossa mente. Assim, você entenderá a importância desse composto para a nossa sociedade e suas aplicações.
Ficou interessado em saber um pouco mais sobre o que torna o composto de silicone tão importante? Continue lendo esse artigo que você encontrará a sua história, vantagens, onde é aplicado, sua importância e como ele é formado.
Como o composto de silicone surgiu?
Os registros do seu surgimento datam de 1943, por meio de pesquisadores químicos, que na época estavam testando novas formas de melhorar o desempenho e fabricação de polímeros. Em um desses experimentos, eles adicionaram uma pequena quantidade de sólidos alcalinos durante a formação do polímero, transformando-o em um composto de silicone com uma qualidade nunca vista.
Na época, os pesquisadores também estavam realizando o estudo da química do silicone e suas reações, isso permitiu que os compostos de silicone fossem criados e estudados visando melhorar a seu processo de fabricação e suas características em geral.
Com isso, foi desenvolvido o primeiro reator industrial de leito fluidizado, utilizado para a fabricação de metil clorossilanos através da síntese Müller-Rochow, que acabou entrando na operação da GE em 1947. Impulsionado pelo uso bem-sucedido das resinas de silicone para isolamento elétrico em motores de aeronaves no final da Segunda Guerra Mundial, o crescimento de silicones disparou.
Em meados dos anos 50, a produção industrial começou na Alemanha, na França, no Japão e na URSS. De 1975 a 2000, e com isso, os volumes anuais de produção do silicone aumentaram em uma taxa média de 14%.
Do que é feito o composto de silicone?
O silicone é um composto semi-orgânico, feito principalmente com silício e oxigênio, deixando o carbono como substância secundária, tendo a fórmula química geral:
[R2SiO]n
Porém, ele se associa a moléculas que possuem carbono, então, podemos definir que os silicones são um misto de material inorgânico e orgânico, onde o R é o grupo orgânico.
Outro detalhe importante é que sua cadeia são maiores que a de polímeros originais, assim o composto de silicone possui maior possibilidade de manipulação do que outros materiais.
A variação do tamanho da cadeia do composto de silicone também contribui em algumas características como:
- Alta resistência a água e agentes de oxidação;
- Consegue criar um isolamento elétrico;
- Possui uma consistência sólida;
- Consegue controlar o nível da viscosidade final;
- Possui alta resistência a grandes picos de temperatura.
Vantagens do composto de silicone
Como o composto de silicone é altamente versátil e resistente, ele pode ser utilizado em diversos segmentos industriais e em locais com condições extremas, sem perder suas características e funções. Venha conhecer outras vantagens e benefícios do composto de silicone:
- Estabilidade térmica em uso contínuo de -40 °C a 230 °C e picos de 300 °C;
- Resistência ao envelhecimento (mesmo sob condições extremas);
- Pode ser utilizado em diversos setores;
- Alta inocuidade devido á cadeia inorgânica Si-O-Si;
- Atóxico e inodoro, portanto não emite nenhum cheiro nem contamina o ambiente em que está sendo manipulada;
- Alta plasticidade;
- Ótima propriedade isolante;
- Antiaderente, então, não se desmancha ou despedaça, perdendo partes do seu material;
- Resistência a raios UV;
- Grande compatibilidade com diversos ambientes;
- Possui diversas cores, tendo a possibilidade de efetuar produtos transparentes.
Áreas de aplicação do composto de silicone
Como você pôde observar, os compostos de silicone têm as mais variadas funções e podem ser utilizados em várias áreas da indústria, pois eles conseguem melhorar a qualidade dos produtos, alavancando as vendas entre os consumidores. Por isso, separamos algumas áreas da indústria que mais utilizam o composto:
Setor de fios e cabos
Nele a borracha de silicone é aplicada em peças que exigem alta resistência a agentes externos, tensão e temperatura, como terminais, além de garantir o isolamento elétrico dos fios.
O composto de silicone protege os fios de forma eficiente, diminuindo os riscos de fogo, quando estão sobrecarregados. A STC oferece uma tecnologia especialmente projetada para os cabos que ficam expostos, como os de TV, fios de internet, computadores, postes de fiação, entre outros, evitando curto-circuitos causados por desgastes de agentes externos ou, até mesmo, vandalismo.
Seguindo todas as técnicas exigidas, nós aumentamos a confiabilidade no material final produzido. Sem contar que o silicone é a solução econômica mais viável. Clique aqui e veja alguns compostos que desenvolvemos para esse mercado.
Setor alimentício
Esta área também se beneficia muito com a aplicação do composto de silicone. Ele pode ser utilizado, principalmente, na fabricação de produtos que terão contato com os alimentos. Como dito anteriormente, o silicone não produz odor nem transfere gosto para os alimentos.
Além disso, o composto de silicone é resistente a altas temperaturas, variando entre 230 °C até um pico de 300 °C, então pode ser levado ao forno com tranquilidade. Além de ter ótima resistência ao envelhecimento térmico e agentes oxidantes.
Sem contar que existem diversos tipos de aplicações, tanto para a área de confeitaria, quanto para a cozinha em geral, como guarnições para fogão e panela de pressão.
Quando se trata de silicone e alimentos, seu processo de fabricação deve atender diversos regulamentos que definem as substâncias permitidas para a fabricação desses materiais. Para isso, é importante garantir os melhores compostos para produzir seus produtos, entregando qualidade para o seu cliente, a STC oferece as melhores soluções para sua empresa! Entre em nosso site e veja mais.
Setor industrial
Diversos setores industriais utilizam da variedade de características positivas do composto de silicone para seus produtos, como as indústrias químicas, farmacêuticas e siderúrgicas para garantir, por exemplo, a vedação dos produtos e manter a temperatura adequada.
A STC tem e está desenvolvendo diferentes tipos de composto de silicone para essa área que exige alta resistência e flexibilidade a altas e baixas temperaturas. Veja mais clicando aqui!
Transmissão e distribuição de energia
O composto de silicone vem se destacando cada vez mais nessa área, pois ele é um ótimo isolador na transmissão de energia, aguentando temperaturas elevadas sem perder suas propriedades originais, além de garantir a sustentação dos cabos, chamando atenção de muitas marcas devido ao seu custo-benefício.
Além disso, o revestimento de composto de silicone preenche espaços que necessitam de vedação, fixação ou junção em outro objeto, aumentando o desempenho e durabilidade dos isoladores.
O composto desenvolvido pela STC tem como base materiais poliméricos que tornam a superfície mais hidrofóbica, diminuindo a energia da superfície.
O melhor composto de silicone está na STC
A STC está a mais de 19 anos no mercado, temos uma equipe de engenheiros e pesquisadores dispostos a te ajudar em todas as etapas de criação do produto.
Com nossa matéria-prima seus projetos ganham vida, qualidade e eficiência. Além da matéria-prima, nós também temos pigmentos, base e aditivos para construir o seu composto do zero.
Trabalhamos com diversos segmentos produzindo composto de silicone personalizados para as necessidades da sua empresa, além de termos desenvolvido com a UFABC (Universidade Federal do ABC) diversos compostos inovadores e revolucionários para melhorar sua produção e alavancar a qualidade do seu produto.
Conte conosco para criar a melhor solução para os seus produtos, inove com a STC! Entre em contato e garanta o melhor para a sua empresa.